segunda-feira, 13 de julho de 2009

FREI DAMIÃO ESSA EU NÃO SABIA

Por HUGO CALDAS
artigo publicado no dia 31/08/2007




Não me tomem por iconoclasta. Não é o caso. Coisas que ficaram por uma vida inteira "varrumando o meu miolo", realmente aconteceram. Precisam e devem ser contadas. Daí a razão pela qual as relato. Não sou evangélico, muito menos católico, considero-me cristão por um mero acidente histórico-geográfico. Nascí em uma terra descoberta e colonizada por cristãos. Acho até que sou uma boa pessoa, um bom "cristão". Como poderia ter nascido no Oriente e hoje seria apenas e tão somente um bom Mulçumano.

O "Capuchinho Nazista" em epígrafe não é outro senão o tão propagado Frei Damião de Bozzano. Nascido Pio Giannotti, em Bozzano Itália, em 5 de novembro de 1898, radicado no Brasil desde o final da década de 30 até a sua morte em 1997. Camponês, filho de camponeses interrompeu seus estudos eclesiásticos para ir à guerra de 1914/1918. Combateu pelo exército italiano. Será que matou alguém? É bem provável. Ninguém vai à guerra levando flores para o inimigo.

Ao final das hostilidades volta ao seminário e torna-se padre em 1923. Diplomado em Teologia (sic) vem para o Brasil em 1938 e aí se inicía toda uma imensa loucura. Frei Damião de Bozzano era, nada mais natural, inimigo declarado do comunismo, era contra a minissaia, contra o sexo antes do casamento porém, o mais grave, era fanáticamente, useiro e vezeiro em perseguir evangélicos e tudo o que eles representavam.

Conta-se que Frei Damião, junto com outras autoridades católicas, mandava cercar, incendiar, cortar a energia, e apedrejar templos protestantes os quais após tamanha agressão, e sofrimento ainda conseguiam se reerguer das cinzas. Essas agressões e cercos às vezes duravam horas. Muitos desses agressores gritavam insultos aos crentes, que na época eram chamados de “bodes” pelos católicos. A maioria usava túnicas marrom-escuro, típicas dos capuchinhos e gritavam palavras de ordem exaltando Frei Damião.

Aliás, muito antes dele, essas perseguições já aconteciam em pleno Século Dezenove. A escritora Leonice Ferreira da Silva em seu livro "Primeira Igreja Batista do Recife, Episódios De Sua História" relata:

..."No interior, vigarios e autoridades tomavam-lhes as bíblias que eram queimadas nas feiras livres. Em 1892, em Pernambuco, estão no auge as perseguições na Capital e no Interior do Estado. No Recife, levantou-se o Frei Celestino de Pedavoli, criando a Liga Anti-Protestante, que realizou queima de bíblias, uma no pátio da Igreja da Penha e a outra, por causa dos protestos e das reações, inclusive dos não crentes, na horta do convento..."

A minha participação nessa historiada toda:

No início da década de sessenta, eu trabalhava em um escritório do exército norte-americano e involuntariamente tomei parte em uma dessas histórias malucas tendo o "piedoso" frade como protagonista. Por qual razão um Doutor em Teologia se transforma no mais fanático adepto das práticas nazistas, é dificil acreditar.

Se não me falha a memória, o caso a seguir quase teve implicações diplomáticas, e se deu em Pesqueira, interior do Estado, quando ele, Frei Damião de Bozzano chegou ao paroxismo de excomungar os leiteiros da cidade que tivessem a audácia de vender leite para as famílias protestantes. Perceberam a gravidade e a crueza do ato? Sem leite, com o tempo, as crianças iriam definhar e naturalmente a morte sobreviria. O imbróglio envolveu o Consulado Geral dos Estados Unidos e o Arcebispado. Vale ressaltar que todas ou quase todas as igrejas protestantes eram apoiadas pelo Consulado Americano visto a presença de pastores norte-americanos na implantação dos templos. Não obstante as inúmeras reuniões e encontros entre as partes Cônsul - Arcebispo, "segure esse maluco", chegou a declarar o Cônsul para o Arcebispo que teve de engolir calado por conta das barbáries cometidas pelo "santo homem". Ficou acertado, em vista da grave situação, que o governo americano iria daquela data em diante, enviar sacos de leite em pó, distribuidos pela Aliança para o Progresso - àqueles mesmos que os gringos sacodem dos aviões para os esfomeados que conseguem escapar dos seus bombardeios. Eu mesmo despachei dois caminhões enormes com o tal leite para o interior. O problema foi sendo esquecido e terminou sem maiores consequências como tudo neste país, e ficou o dito pelo não dito.

Ao final da sua vida de "romarias e pregações" vivia Frei Damião conluiado com os políticos matreiros que se aproveitavam e tiravam fotos ao lado dele, a fim de mais tarde serem usadas para estampar santinhos de campanhas eleitorais. Collor e Nilo Coelho recebiam o seu apoio e costumavam usar o odioso expediente das fotos.

O processo de beatificação que já está bastante adiantado, é o primeiro passo para receber a canonização ou seja, o frade vai terminar recebendo o brevet de santo. Este ano se comemoram os dez anos da sua morte. Precisam ver a caravana de ônibus com placas de todo nordeste atrapalhando o trânsito aqui no bairro do Pina onde existe o Mosteiro de São Félix de Cantalice e onde o frade está enterrado.

Este fim de semana a cidade de São Joaquim do Monte, no agreste pernambucano, está promovendo mais uma romaria dos devotos do frade. Com missas, terços, ladainhas, (está virando atração turística) e uma estátua enorme, mal ajambrada, pobre arremedo, débil paródia de outra estátua maior ainda, de outro malucoide, o Padre Cícero Romão Batista, o Padim Ciço do Juazeiro, que boa coisa também não era.

Espero, se realmente existir alguém lá em cima, que este alguém tenha piedade desses dois desarrazoados.

hugocaldas.blogspot.com
hucaldas@gmail.com

17 comentários:

Hugo Caldas disse...

Meu caro Davi Peixoto
Obrigado por publicar o meu post sobre o Frei Damião de triste memória. Contudo, não tenho nada contra na publicação no seu Blog desde que mantenha o título original da postagem.
"Um Capuchinho Nazista"
Abraço. Hugo Caldas
hugocaldas.blogspot.com

Anônimo disse...

Bem...percebe-se que de historia você nã entende nada, tampouco de Religião..Frei Damião era um Sacerdote fiel a Igreja Católica a Igreja de DEus Nosso SEnhor.Ele combatia os erros eo Protestantismo é um erro na história da humanidade, esse tipo de pensamento que você tem sobre a realidade de um Frade que era fiel a o Evangelho de Nosso Senhor e a sua Igreja é comum hoje no pensamento Liberal originado por Lutero. Estude mais o Catolicismo..EStude mais a Vida de Frei Damião..sej prudente ao falar essas bobagens que você fala..ah!e me diga uma coisa se você for a uma guerra e se um inimigo vier lhe atacar você se defende ou simplesmente o ataca( nào seja hipocrita na resposta)..esse seu blog e comentario feito a Frei Damião é uma Bagunça pra não dizer uma porcaria. Tenho dito!!!!

Hugo Caldas disse...

Não costumo dar trela à anoninmos". Por que se esconder para vomitar besteiras? Contudo, a peroração é por si só tão boba e escatológica que resolvi responder. Meu caro anônimo, eu sei mais de catolicismo do que muita gente boa. Para sua inteira informação passei dois anos da minha juventude estudando em seminário Franciscano meno. Daí, talvez o meu protesto quando vejo asnos que nem você defender o nazista do Frei Damião querendo provar a quadratura docírculo. Meu caro Davi Peixoto você não cumpriu o meu pedido de manter o título original da postagem no meu blog. Espere contato com meu advogado. Respeitosamente Hugo Caldas.

Domingos disse...

Bem se vê por ai que o protestantismo é a ponta de lança do imperialismo Yankee, principal causa de ruína e miséria nesta nossa América latina.

Condenável certamente a atitude do sacerdote papista. Atitude bizonha e desacertada... quanto ao objetivo no entanto, que é combater a ideologia protestante, estou de acordo não só com os padres, mas com os médiuns espíritas, materialistas e ateus.

Também não sou romano ou papista. Mas, tendo sido criado e educado no seio do protestantismo sei muito bem o que é fanatismo e deploro como pior de todas a 'religião do livro' que pretende prender as consciencias a padrões ainda mais arcaicos que os do Novo Testamento, a exemplo do que temos o fundamentalismo Yankee, o pior exemplo de fanatismo dado pelo ocidente hodierno.

Coisa triste é o papado, coisa mais triste ainda este papa ou ídolo de papel chamado Bíblia, inimigo número hum da civilização e da liberdade. Adotar o modelo religioso yankee não auxiliara em nada este grande e nobre pais.

Ter convivido pelos pastores e preparado para se um deles, faz-me preferir instintivamente o clero papista...

Máximos respeitos.

Anônimo disse...

Nada conhece de Frei Damião, só ouviu mentiras. Coitado!!!

Lino disse...

Jesus veio am mundo para simplificar as coisas, mostrar a todos um evangelho simples e descomplicado. O evangelho do amor, do perdão, da sinceridade e outra, Jesus não obriga ninguém a segui-lo, simplesmente - como toda religião - condições são colocadas para quem quer seguí-lo. É lamentável a forma como hoje muitos que se dizem mestres conduzem e ensinam o cristianismo de forma errada, colocando limites e condições que com certeza Jesus não colocaria e não coloca. Procuro viver o estilo de vida que Jesus deixou: o estilo Cristão, o estilo que ajuda as pessoas, que ama as pessoas, que odeia a falsidade, a corrupção e a injustiça. Respeito o caminho, a religião que cada um escolheu. Tenho colegas de diversas religiões e respeito isso, até porque cada um é livre para seguir o rumo que quizer e também não ando por aí falando mau das preferências de cada um. Sou feliz e muito feliz por escolher o estilo Cristão de viver. Tenho a bíblia como livro de cabeceira, gosto de lê-la e procura sempre pedir a orientação de Jesus para melhor compreendê-la, até porque sou um orientador dos ensinementos de Cristo.
Um abraço a todos e fiquem com Deus.

Cleofas Mendes disse...

Eu digo que você cometeu um equívoco de desconhecimento imperialismo são uma prática da igreja farcista romana que nega as verdades Bíblicas ao seus membros e ainda detem um grande império espalhado pelo mundo com a promessa de que se eles não doasem iriam queimar no fogo do inferno como podem chamar isso de igreja de Deus quando essa mesma igreja matou centena de milhares de pessoas dizendo que estas pessoas eram BRUXOS...!! Igreja .???

JOSEBETIENEGUIMARAES disse...

Quem Deus ama os irmãos. Quem defende criminoso é criminoso. Criminoso é doente e precisa ser tratado. Como esses criminosos são doentes da alma pois frequentam igrejas hipócritas o tratamento deve ser através de Oração. Compaixão e de entrega ao Deus da Justiça. Jesus diria que eles não sabem o que fazem. Mas nós humanos devemos orar para que esses criminosos "religiosos" reflitam e parem.
Abraços fraternos e Paz e Luz

JOSEBETIENEGUIMARAES disse...

Quem ama Deus ama os irmãos....

GaMake disse...

Meu bisavô, Severino Cavalcanti, pastor das Assembléias de Deus, faleceu em 1995, com mais de 90 anos. Na juventude ele foi preso por Frei Damião pelo "crime" de pregar o evangelho em Pernambuco. Depois de solto continuou seu ministério e fundou muitas igrejas Brasil a fora.

GaMake disse...

Meu bisavô estava pregando em praça pública. Frei Damião chegou e disse que se continuasse iria mandar prendê-lo. Ele continuou e foi preso. Ficou três dias preso, deixando esperando, a esposa com 6 filhos. Depois que saiu continuou a pregar, não sei se naquela mesma cidade.

GaMake disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Meu nome é Joanan Luiz de Mendonça Júnior. Descobri a pouco que meu tataravô era José Luiz de Mendonça, um dos líderes da revolução pernambucana, hoje enterrado no cemitério dos ingleses. José Luiz de Mendonça era um notável homem pela sua honestidade e bondade. Segundo meu avô contava ele foi surpreendido duas vezes por cangaceiros enviados por Frei Damião para mata-lo. Os mesmos ao perceberem que era um home doce e muito querido na comunidade falavam para frei Damião que não tinha encontrado ele. Eu acredito sim no relato do meu avô falando do avô dele José Luiz de Mendonça. Por isso acredito no conteúdo do post. pois coincide com os relatos de meu avô

Anônimo disse...

Estou feliz de que possamos falar sobre religião. A verdade É APENAS UMA SÓ, NÃO VÁRIAS. Vou provar para todos, agora, que a igreja católica não é a verdadeira. Primeiro: Jesus disse que o Reino dele NÃO PERTENCE A ESTE MUNDO; mas, todos sabem que a igreja católica pertence a este mundo, pois sua sede fica em Roma. Segundo: praticam atos contrários aos ensinamentos bíblicos; exs.: batismo de crianças, pedidos feitos aos santos (quando a Bíblia deixa claro que só Jesus pode rogar por nós), celibato (sem Jesus ter instituído isso), etc. Terceiro: ela PERSEGUIU E MATOU MILHARES DE PESSOAS QUE NÃO ACEITARAM SEUS ENSINOS ERRADOS. A verdadeira igreja não persegue ninguém. Aliás, é FUNDAMENTAL dizer uma coisa: A VERDADE NÃO PERSEGUE, ELA É PERSEGUIDA!!! E, pra terminar, quero esclarecer o MAIS IMPORTANTE DE TUDO, QUE VOCÊS PRECISAM SABER: A IGREJA DE CRISTO É O GRUPO FORMADO POR TODOS OS QUE ESTÃO UNIDOS A JESUS ESPIRITUALMENTE, TANTO NA TERRA QUANTO NOS CÉUS. PORTANTO, NÃO É GOVERNADA POR HOMENS, COMO A IGREJA ROMANA. O CABEÇA É CRISTO, NÃO UM PAPA. AS IGREJAS EVANGÉLICAS SÃO APENAS LOCAIS DE REUNIÃO PARA CULTOS. JESUS CONCORDA COM ISSO, PORQUE ELE DISSE: ONDE ESTIVEREM REUNIDOS DOIS OU TRÊS EM MEU NOME, EU ESTAREI ALI NO MEIO DELES.

Anônimo disse...

PARA SER SEU SALVADOR, ALGUÉM TEM QUE PAGAR PELOS SEUS PECADOS, SOFRENDO EM SEU LUGAR. A MÃE DE JESUS NÃO MORREU POR VOCÊ, NEM OS APÓSTOLOS E SANTOS. JESUS FOI MUITO CLARO. ELE DISSE: NINGUÉM VEM AO PAI SENÃO POR MIM. AGORA É COM VOCÊ. DECIDA SE VAI CONFIAR APENAS EM JESUS OU VAI ESCOLHER OUTRO NO LUGAR DELE, CARO LEITOR. SÓ LHE AVISO UMA COISA: JESUS É INSUBSTITUÍVEL. PENSE NISSO ANTES DE FAZER SUA ESCOLHA. É DESSA DECISÃO QUE SERÁ DEFINIDO O SEU DESTINO NA ETERNIDADE.

Unknown disse...

👏👏👏 perfeito

Anônimo disse...

Só Deus sabe queen Do I Frei Damião, said maldades mandando deprecate e incendiary igrejas n.a. paraiba.Deus ano ten Memorial Currys, via Frazer a Tina no dia do julgamento

NUNCA DESISTA DE SEUS SONHOS.



(Tradução)

Eu sonhei um sonho

Sonhei um Sonho com o tempo já acabado

Quando a esperança era alta e viver valia a pena

Sonhei que esse amor nunca morreria

Sonhei que Deus perdoaria

Que eu era jovem e destemido

Quando sonhos foram feitos e usados e desperdiçados

Não houve resgate a ser pago

Nem canção não cantada ou vinho não provado

Mas os tigres vem a noite

Com eles despedaçam Sua esperança

Transformando seus sonhos em vergonha

E ainda assim sonhei que ele veio até mim

E que viveríamos os anos juntos

Mas há sonhos que não podem ser

E há tempestades que não podemos prever

Eu tive um sonho que minha vida seria

Tão diferente deste inferno que estava vivendo

Tão diferente daquilo que parecia

E agora matou o sonho que sonhei.sua voz suave como um trovão

Como

O Senhor é contigo em todos os momentos de sua vida, guarde esta palavra.

E eu te porei contra este povo como forte muro de bronze; e pelejarão contra ti, mas não prevalecerão contra ti; porque eu sou contigo para te guardar, para te livrar deles, diz o SENHOR
Jeremias 15:20

Mensagem poderosa da palavra de Deus

A palavra de Deus fala o que você precisa ouvir e não o que você quer ouvir

Lembra de Vaninha?

Clodovil da uma lição de moral no movimento gay,

Lição de moral no movimento Gay

Clodovil da uma lição de moral no movimento gay, Clodovil pelo visto depois de certa idade entendeu que os valores morais e da família estão muito acima dessa PRATICA podre, imunda e que DEUS vai deixar de fora quem a pratica. A boa noticia é que, esse tipo de PRATICA, tem solução, e a solução é JESUS.